Não há atividade que tome mais tempo de nossa existência do que dormir. Também pudera: estudo após estudo, cientistas de vários cantos do mundo comprovaram (e continuam comprovando) a importância do sono para o bom funcionamento do organismo.

Ocorre que o descanso muitas vezes é ignorado em decorrência dos compromissos sociais e profissionais. A saída, então, é fazer alterações na rotina – e por que não começar pelo quarto? Confira uma seleção de dicas valiosas para ter noites reparadoras:

1. Aposte em luzes menos intensas. Abajures com uma lâmpada amarelada ou âmbar são uma boa pedida;

2. Não leve as preocupações para a cama. Anote todos os afazeres do dia seguinte num caderninho – e durma;

3. Tire os despertadores ou relógios do criado-mudo. Olhar para as horas traz ansiedade, o que não ajuda;

4. Nada de vermelho ou laranja: pinte as paredes com cores claras. Até mesmo os quadros devem ser agradáveis;

5. Tenha um travesseiro que se encaixe bem entre a cabeça e o ombro para lhe dar conforto durante toda a noite;

6. Sem essa de contar carneirinhos! Um costume desses prende a atenção e não permite que a mente apague;

7. Pense nesse ambiente como um lugar sagrado. O colchão só pode ser utilizado para dormir e fazer sexo;

8. Falando em colchão, troque-o de tempos em tempos, ou se notar alguma deformidade na espuma ou nas molas;

9. Só vá para a cama quando sentir que está com sono. A pior coisa é ficar revirando de um lado paraoutro por horas;

10. Sempre mantenha seus pertences em ordem. Um lugar organizado dá sensação de calma e aconchego;

11. Tire a televisão desse aposento. Apesar de alguns pegarem no sono com a tela ligada, o descanso não é tão reparador;

12. Não pague contas, faça refeições ou resolva pendências do trabalho e da vida pessoal dentro do quarto;

13. Se você acorda mais tarde, instale uma cortina que tampe totalmente a claridade exterior para não ser despertado;

14. Mora numa rua muito barulhenta? Investir em janelas antirruídos propicia um ambiente mais tranquilo;

15. Nem frio nem calor: a temperatura deve ficar na casa dos 25°C. Ventilador, ar-condicionado e aquecedor ajudam no verão ou no inverno;

16. Gosta de ler à noite? Faça essa atividade numa boa poltrona. Assim, você já vai se preparando aos poucos para o sono.

 

Fontes: Dalva Poyares, médica especialista em medicina do sono e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Fátima Dumas Cintra, cardiologista da Unifesp

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